As regras de promoção é destinada a criação de cupons de desconto, desconto para meios de pagamentos, frete grátis entre outras opções, as informações precisam ser definidas para criar a regra, estabelecendo as condições para funcionar. Para criar uma regra de promoção siga as etapas abaixo:

Primeiramente vamos no menu, clique em Promoções -> Regras de Promoção.



Vamos clicar no botão Criar Regra.


Vamos na aba Informações da Regra.

  1. Em Nome da Regra, vamos inserir o nome da regra, 20% de Desconto.
  2. Em Descrição, vamos inserir a descrição, 20% de desconto em seu produto.
  3. Em Status, vamos deixar habilitado a opção Ativo, para ativar a regra.
  4. Em Websites, caso você tenha mais de um site é possível direcionar a regra, no exemplo possui apenas um, vamos seleciona-lo.
  5. Em Grupo de Clientes, é possível especificar a regra para determinado grupo, o grupo NOT LOGGED IN é quando o cliente não está logado na loja, ou seja, caso essa opção não seja selecionada enquanto o cliente não realizar o login ele não irá conseguir usar o cupom de desconto, vamos selecionar todos os grupos.



     6.  Em Verificar campanha/canal, vamos deixar o status como Não.
     7.  Em Cupom, você pode escolher entre usar um Cupom Especifico ou usar a opção Sem Cupom, vamos utilizar o Cupom Especifico.
     8.  Em Código do Cupom, é possível você dar um nome padrão para esse cupom, vamos inserir DESCONTO, caso a geração automática estiver ativa esse campo é desabilitado.
     9.  Em Usar Geração Automática, é possível habilitar esse campo e gerar um código especifico, não vamos habilitar esse campo no exemplo.
    10. Em Usos por Cupom, nessa opção você pode determinar o limite máximo de usos do cupom, vamos inserir o número 30, quando já estiver usado todos cupons a promoção automaticamente desativa, deixe em branco caso o uso seja ilimitado.
    11. Em Usos por Cliente, nessa opção você pode determinar qual o limite máximo de usos por clientes do mesmo cupom, vamos inserir o número 2, deixe em branco caso seja ilimitado.
    12. Em Data, é possível definir uma data de início para a regra.
    13. Em Para Data, é possível estabelecer uma data limite para a regra ser válida.
    14. Em Prioridade, caso você tenha outras promoções ativas, é possível definir qual a prioridade de cada regra, no exemplo não vamos preencher.
    15. Em Publicar no Feed RSS, caso os clientes assinem o RSS da loja eles serão avisados da promoção, vamos deixar o status marcado como Não.




Vamos na aba Condições.

Nesse caso não é necessário criar uma condição pois irá ser aplicado para a loja inteira.




Obs. É importante lembrar que uma promoção ou um cupom pode ser acumulado, é recomendado que antes de habilitar a promoção na loja é importante testar para não gerar um desconto acima do estabelecido.

Vamos na aba Ações.

  1. O campo Aplicar, será baseado no número que será inserido no Valor do Desconto (2º passo) complementando a opção Aplicar. Vamos entender as opções:
    • Valor Percentual do Desconto %: Nessa opção vamos definir o valor de desconto em percentual sobre o produto, usando o valor digitado no campo Valor do Desconto.
    • Desconto Fixo: Nessa opção o valor inserido no campo Valor do Desconto será subtraído com o valor do produto, porém apenas se aplica em um produto.
    • Desconto fixo para todo carrinho: Nessa opção o valor inserido no campo Valor do Desconto será subtraído com o valor total do carrinho.
    • Compre X leve Y Grátis: Será explicado em um próximo tutorial.




     2.  Em Valor do Desconto, será inserido o valor para realizar os cálculos.
     3.  Em Máx. de Produtos com Desconto, vamos definir a quantidade máxima que o cliente pode aplicar o desconto por pedido.
     4.  Em Qtd p/ Obter Desconto (Compre X), vamos deixar sem valor.
     5.  Em Aplicar ao Valor de Entrega, é possível alterar o status entre Sim e Não, a opção irá determinar se o desconto será aplicado no valor de transporte, vamos deixar a opção não.
     6.  Em Frete Grátis, é possível determinar se o frete grátis está incluso na promoção, a opção ‘Não’, desabilita o frete grátis quando é usado o cupom, vamos deixar a opção não.
     7.  Em Aplicar Somente esta Regra, quando ela está com o status de Não, significa que as outras regras estão válidas junto com essa, caso o status é Sim, nenhuma outra regra será aplicada caso essa seja válida, vamos deixar a opção 'Não'.

É possível aplicar uma nova regra para os produtos do carrinho que se encaixar nas condições abaixo, não vamos criar pois vai ser aplicado o cupom a todos itens do carrinho



Vamos na Aba Legendas.

Em Legenda padrão, podemos definir uma legenda do cupom para ser apresentado para o cliente.

Em Legenda Específica por Visão, é possível usar um tipo de legenda para cada visão.



Após inserir as informações sobre a regra de promoção, clique no botão Salvar.